Páginas

sábado, 22 de maio de 2010

A ESCOLA DE ECONOMIA DO REINO - LIÇÃO 25

Graça e Paz Amigos!

À partir desta data quero compartilharei com os irmãos e amigos, por meio deste canal, os estudos sobre A ECONÔMIA DO REINO.

25. Obra Missionária

Leia em voz alta na sua Bíblia: Romanos 15:23-24
Memorize este verso: 1 Coríntios 16:6 “E bem pode ser que convosco me demore ou mesmo passe o inverno, para que me encaminheis nas viagens que eu tenha que fazer.”
Comente logo após sobre isso: Por que Paulo sempre que escrevia as igrejas esperava que elas providenciassem a ajuda financeira necessária para suas jornadas missionárias?
Algo para se fazer da próxima vez: Como grupo, faça uma oferta para uma agência missionária ou para algum missionário.

Por escrito: Escreva a lista das várias igrejas que apoiavam Paulo em suas viagens missionárias.
Medite palavra por palavra: Romanos 10:15

Nos capítulos seguintes vamos considerar uma das perguntas mais comuns que se faz com relação ao dízimo, que é: onde devo dizimar? Desde o início deve ficar claro que a Bíblia fornece várias indicações de como devemos investir nosso dinheiro sem posições dogmáticas. Alguns argumentam que o dízimo deve ser trazido a igreja local, como veremos mais tarde e num mundo ideal esta não é uma prática ruim. No entanto, enquanto pastores e líderes cuidadosamente ensinam que o local correto é a igreja local, raramente ensinam sobre o que deve ser feito com o dinheiro na igreja local, simplesmente porque muitas igrejas não estão cumprindo os mandamentos de Deus.

Espero que estes capítulos sejam provocativos aos cristãos que foram ensinados durante toda a vida a entregar seus dízimos a igreja local e tem sistematicamente feito assim, mas nunca questionaram o quão infrutífera tem sido sua igreja e no que esta igreja tem investindo seu dinheiro. Não há justificativa bíblica para se contribuir com igrejas desobedientes, infrutíferas, que nada fazem para o avanço do Reino de Deus e em muitos casos ate impedem seu crescimento. Milhões de reais estão trancados em igrejas egoístas e pessoas cegamente continuam a ofertar seus dízimos nelas, talvez Deus tenha algo melhor para seu dinheiro que apenas perpetuar uma igreja que não o honra.

A primeira área a se considerar quando se oferta é se a Grande Comissão de Jesus para a igreja, quando de sua ascensão, está sendo cumprida, isto é se o evangelho está sendo levado àqueles grupos étnicos, culturas e línguas que ainda não ouviram o evangelho. Já se falou que ninguém ouvirá duas vezes antes que todos ouçam o evangelho ao menos uma vez e conseqüentemente a suprema tarefa da igreja é levar o evangelho àqueles povos que ainda não o receberam. Não é segredo que muitas igrejas no ocidente gastam vastas quantias de dinheiro com elas mesmas enquanto fica claro que Jesus não está esperando o ocidente para que este ao receber tenha mais igrejas para evangelizar o mundo.

Além disso, o que é gasto na verdade com evangelismo sempre é gasto na evangelização de pessoas da localidade da igreja, levando-se o evangelho a uma área que já conhece a Bíblia, a igreja e o cristianismo. É claro que é muito importante evangelizar a área local mas a alta prioridade deve ser voltada para se evangelizar aqueles povos que ainda não conhecem o evangelho. Se cada pastor de cada igreja fizer disso sua mais alta prioridade, Deus abençoará o trabalho local. Se cada igreja colocar a Grande Comissão em prioridade máxima, o Comissionador cuidará do resto. Claramente, ofertar para a evangelização dos não alcançados é um fator de alta importância a ser considerado quando se olha para onde investiremos nosso dinheiro.

O apóstolo Paulo foi certamente um homem que acreditava na obra missionária sendo sustentada pelo corpo de Cristo. As três passagens abaixo mostram que enquanto estava em suas viagens missionárias, ele não escondia que esperava receber ajuda financeira em seus esforços missionários e declarou isso com muita clareza e de forma inequívoca. Compare a atitude de Paulo que corajosamente esperava que seus irmãos cristãos o assistissem, com a de muitos pastores e líderes locais que ao falarem sobre ofertas para o povo de Deus, o fazem acanhadamente e se desculpando. Deveria ser um direito, alegria e privilégio do povo de Deus ofertar para a obra de Deus, e quem procura sustento para a visão/trabalho missionário, não deveria se sentir envergonhado de pedir a seus irmãos e irmãs o sustento.
Romanos 15:24 “Penso em faze-lo em minha viagem para a Espanha, pois espero que, de passagem estarei convosco, e que para lá seja por vós encaminhado, depois de haver primeiro desfrutado de vossa companhia.”

1 Coríntios 16:6 “E bem pode ser que convosco me demore ou mesmo passe o inverno, para que me encaminheis nas viagens que eu tenha que fazer.”

2 Coríntios 1:16 “E por vosso intermédio, passar a Macedônia, e da Macedônia voltar as encontrar-me convosco, a ser encaminhado por vós para Judéia."

O ministério de servir como quem envia é tratado mais tarde no capítulo que fala da liberalidade e há aqueles que sustentam ministérios de apoio ao trabalho missionário. Enquanto nem todos nós somos chamados para ir, somos exortados a fazer nossa parte para levar o evangelho àqueles grupos que não foram alcançados ainda. É um privilégio e uma alegria para todo cristão contribuir para a obra missionária e ver o evangelho ser levado aos confins da terra.

Uma Casa de Oração Para As Nações Mais Pobres

Ore pela Colômbia
42,321,361 habitantes, uma igreja crescente e forte

O país é refém das gangues de drogas, paramilitares e guerrilhas de esquerda.
FONTE: © http://www.operationworld.org/

Observação: as lições anteriores podem ser acessada em http://br.groups.yahoo.com/group/newsmissions/messages



Ev. Macson Pontes
Juntos podemos impactar o Mundo com a pregação do Evangelho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello friends,

Estamos ansiosos para ler os seus comentários!

www.macsonpontes.blogspot.com