segunda-feira, 3 de julho de 2023

Samba do Approach: Mescla do Português e Inglês na música popular brasileira

A música popular brasileira é um espaço onde as línguas inglesa e portuguesa, entre outras, se encontram e se mesclam de maneira única. 


Neste artigo, vamos abordar criticamente essa mescla linguística nas letras das músicas populares brasileiras, com um enfoque especial no samba do approach de Zeca Baleiro. Por meio de exemplos dessa obra musical , vamos contextualizar e analisar como essas línguas são tratadas, ressaltando as implicações sociais e culturais desse fenômeno.

I. A Mescla Linguística no Samba do Approach:
O samba do approach, uma das músicas de destaque do cantor e compositor Zeca Baleiro, exemplifica bem a mescla entre a língua inglesa e a língua portuguesa nas letras da música popular brasileira. Nessa canção, Baleiro ironiza o costume  brasileiro de consumir as palavras e os modismos estrangeiros, com expressões em inglês inseridas na música, refletindo sobre a influência e a apropriação que resultam em um acentuado hibridismo cultural presentes na sociedade contemporânea.

A música samba do approach é um exemplo de mescla linguística onde expressões em inglês e francês que são utilizadas, destacam o estrangeirismo, e ao mesmo tempo são usadas para ironizar e também criticar.

II. Crítica Social e Cultural:
A mescla linguística nas letras das músicas populares brasileiras, como exemplificado no samba do approach, muitas vezes serve como uma crítica social e cultural. A utilização do inglês nessas composições pode ser interpretada como uma forma de reflexão sobre as influências estrangeiras na sociedade brasileira, bem como uma maneira de questionar a valorização excessiva dessas influências em detrimento das próprias tradições culturais.

III. Identidade e Globalização:
A mescla linguística nas letras das músicas populares brasileiras também pode ser vista como uma expressão da identidade brasileira em um contexto de globalização. A incorporação do inglês nas letras das músicas reflete a influência da cultura globalizada, mas também reafirma a identidade e a singularidade cultural brasileira, em uma tentativa de se posicionar dentro desse cenário global.

No samba do approach, Zeca Baleiro utiliza o inglês de forma satírica para reforçar a identidade brasileira, ressaltando a fusão entre o samba tradicional e os elementos da cultura pop globalizada.

IV. Contextualização Histórica e Cultural:
Para uma análise crítica e contextualizada da mescla linguística na música popular brasileira, é fundamental considerar o contexto histórico e cultural em que as composições foram produzidas. As escolhas linguísticas podem variar de acordo com a época, os movimentos artísticos e as dinâmicas sociais.


Desta forma. a mescla linguística entre a língua inglesa e a língua portuguesa nas letras das músicas populares brasileiras, como evidenciado no samba do approach de Zeca Baleiro, representa uma forma de crítica social e cultural, ao mesmo tempo em que reflete a identidade e a influência da globalização na música brasileira. É através dessas mesclas que os artistas expressam seu posicionamento em relação às influências estrangeiras e reafirmam a riqueza cultural do Brasil. Ao analisar essa mescla linguística, levando em conta o contexto histórico e cultural, podemos compreender melhor as implicações e significados presentes na música populare brasileira comtemporânea.


Samba do Approach



Venha provar meu brunch
Saiba que eu tenho approach
Na hora do lunch
Eu ando de ferryboat
Eu tenho savoir-faire
Meu temperamento é light
Minha casa é hi-tech
Toda hora rola um insight
Já fui fã do Jethro Tull
Hoje eu me amarro no Slash
Minha vida agora é cool
Meu passado é que foi trash
Fica ligada no link
Que eu vou confessar, my love
Depois do décimo drink
Só um bom e velho engov

Eu tirei meu green card
E fui pra Miami Beach
Posso não ser um pop star
Mas já sou um nouveau riche
Eu tenho sex appeal
Saca só meu background
Veloz como Damon Hill
Tenaz como Fittipaldi
Não dispenso um happy end
Quero jogar no dream team
De dia um macho man
E de noite drag queen

Letra: Zeca Baleiro

English Language Coaching é uma ferramenta, associada ao Ensino de Língua Inglesa de alta performance, para Destravar e Acelerar o seu Aprendizado de Inglês. 


Indique ESTA Leitura aos SEUS amigos. E se rápido você  AINDA desejar Receber Mais  DICAS DE  INGLÊS, SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS  Mr. Macson - Eglish Teacher  no  REDES SOCIAIS.
  
 Macson Pontes
Blog: www.macsonpontes.blogspot.com

Juntos Podemos impactar o Mundo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hello friends,

Estamos ansiosos para ler os seus comentários!

www.macsonpontes.blogspot.com

Áudio